top of page
  • Foto do escritorHelô Furlanetto Mendes de Oliveira

Pão rústico - panela de barro

Pão Rústico Sem Sova (fermentação lenta)

Esse pão só precisa de farinha de trigo, fermento de pão granulado, sal e água, e é o pão mais fácil e saboroso que já fiz!

Tempo de Preparo

5minutos

Tempo de Cozimento

40minutos


Ingredientes

3 xícaras farinha de trigo (cerca de 400 g) + um pouco para esfarinhar

1 colher chá sal

1 colher chá fermento de pão granulado seco

1 ½ xícaras água morna, entre 43 a 46°C (cerca de 360 g)


Ingredientes opcionais

- Pão de Sementes

¼ xíc. sementes de abóbora torradas

¼ xíc. sementes de girassol torradas

1 colh. sopa sementes de gergelim (sésamo) torradas

1 colh. sopa sementes de linhaça

- Pão de Nozes com Frutas Secas

½ xíc. nozes cruas, picadas grosseiramente



Obs: Pode substituir por pecans, amêndoas ou avelãs

½ xíc. passas Pode substituir por damascos, tâmaras ou outra fruta seca picadinha

1 colh. chá canela em pó, ou raspas de laranja


Modo de Fazer

Em uma tigela grande, misture a farinha, o sal e o fermento. Se for usar as sementes ou outros ingredientes opcionais, é mais fácil adicionar nessa altura, mas também pode ser depois da fermentação.

Adicione a água morna e mexa até incorporar. A massa ficará bem grudenta.

Cubra a tigela com filme plástico e deixe fermentar (eu coloco dentro do microondas ou do forno desligado) por 8 a 18 horas, até que a massa cresça e fique plana por cima.

Depois da fermentação, solte e a massa dos lados da tigela (se adicionar as sementes nesse momento, polvilhe sobre a massa e misture um pouco para distribuir).


Esfarinhe generosamente uma folha de papel manteiga; transfira a massa para o papel enfarinhado, tentando fazer um formato mais ou menos redondo. Polvilhe com um pouco mais de farinha. Cubra com um pedaço de filme plástico e deixe descansar por 25 a 30 minutos.

Enquanto a massa descansa, coloque a panela de ferro tampada dentro do forno e pré-aqueça o forno até 230°C (450°F). Depois de chegar na temperatura, a panela deve continuar no forno (vazia) por pelo menos uns 10 minutos.

Remova cuidadosamente a panela quente do forno. Descubra a massa, pegue o papel manteiga pelos 4 cantos e transfira a massa para a panela, com papel por baixo. Tampe a panela e volte ao forno.

Asse o pão por 30-35 minutos (assar pelo tempo maior faz uma casquinha mais grossa e crocante), e mais 10 a 15 minutos com a panela destampada, até que esteja assado e bem corado. Deixe esfriar antes de fatiar.


Observações

Use medidas padrão de xícaras (240 ml) e colheres para que a receita siga as proporções certas.

Se não tiver uma panela de ferro, não desista: use uma panela de inox ou outro metal (sem partes de plástico ou madeira), uma forma forma de bolo Inglês coberta com papel alumínio, ou um pirex/assadeira de 3-5L com tampa, ou frigideira de ferro batido com tampa, e fique de olho no tempo no forno pois pode assar mais rápido. O segredo é que o pão comece a cozinhar no vapor, por isso é importante tampar ou colocar papel alumínio vedando o melhor possível.

Para torrar as sementes, eu uso uma frigideira sem óleo em fogo médio, mexendo sempre, até começarem a dourar. Eu adiciono as sementes de abóbora primeiro até que elas comecem a "estalar", em seguida, adiciono as sementes de girassol mexendo até corarem um pouquinho, e por último adiciono as sementes de gergelim, pois elas torram rapidinho. As sementes de linhaça não precisam ser torradas.

1 xícara da farinha de trigo pode ser substituída por 1 xícara de farinha integral para um pão mais denso.

Eu usei panelas de 3,5 L e 5 L para assar o pão e ambas funcionaram. A massa tem mais espaço para crescer na panela maior.

Esse pão de fermentação lenta/natural tem um sabor mais pronunciado (conhecido como "sourdough"), que se torna mais forte quanto mais tempo a massa fica fermentando.


Depois de esfriar, o pão pode ser fatiado e mantido na geladeira em um recipiente fechado, ou congelado, e aquecido na torradeira para consumir.

Esse pão não leva açúcar, e o fermento se "alimenta" dos carboidratos (hidratos de carbono) da própria farinha de trigo para crescer, tornando a massa mais saudável e mais fácil de digerir.


Compartilhe e comente.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page